Como amansar uma calopsita?

Atualizado: Jan 13



Quem tem, sabe: essas aves, extremamente populares nos lares do Brasil, são extremamente dóceis, companheiras e amorosas.

No entanto, muitas vezes, ela chega à casa das pessoas assustada e com medo – o que faz com que ela seja um pouco arisca inicialmente.

A boa dica é que, com as dicas que iremos dar no artigo abaixo, você poderá lidar melhor com as emoções da sua amiguinha, tornando-a mais mansa e confiante.


Deixe a gaiola na qual ela está próxima a você;


Desta forma, ela se familiarizará com a sua voz, com o seu cheiro e terá mais confiança em você.

Deixe a gaiola dela em um lugar tranquilo, evitando que o pássaro tome sustos que o deixarão mais arisco.


Ganhe a confiança do pássaro;


Busque fazer com que a sua casa seja um ambiente tranquilo para a sua ave.

Lembre-se: ela está em território desconhecido. Tudo que possa deixá-la menos confortável tornará o processo mais estressante para ela.


Seja paciente;


Tenha em mente que esse processo de ganhar confiança pode demorar. Vá, aos poucos, tentando fazer carinho. Caso a sua amiguinha não aceite, espere mais um pouco e tente novamente algumas horas depois. Uma hora ela vai aceitar o carinho.


Tente colocá-la em seu dedo;


Após ela aceitar o carinho, parta para o próximo passo: tentar colocá-la no seu dedo.

Quando for trocar água e comida, tente colocar a mão próxima aos pés dela e veja se ela vai subir. É normal ela não subir de primeira, mas continue tentando e uma hora ela terá ganhado confiança o suficiente para subir.

Tenha em mente que esse processo será feito com mais facilidade caso a calopsita seja jovem.


Você deve levar em consideração também que, uma vez que a calopsita for amansada, ela não fica arisca novamente. Logo, se a sua amiguinha demonstra irritação, algo de errado está acontecendo, portanto fique atento(a)!

0 visualização